A criação da data alusiva ao “Meio Ambiente” foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
A partir do momento em que o homem organizou-se em sociedade que as agressões ao meio ambiente se tornaram mais visiveis. Em busca do conforto e da comodidade os mesmos têm ao longo do tempo ultrapassado seus próprios limites e assim desrespeitando de forma bastante intensa os próprios limites que a Mãe Terra impõe.
Resultado disso, são as catastófres naturais como enchentes em algumas regiões que tem levados milhares de pessoas a abandonarem suas casas, exemplo disso é o que tem acontecido em algumas cidades maranhenses nos últimos tempos.
O meio ambiente tem sido a grande preocupação de todas as comunidades do nosso planeta nas últimas décadas, seja pelas mudanças provocadas pela ação do homem na natureza, seja pela resposta que a natureza dá a essas ações.
A cada dia aumenta a freqüência de noticias e preocupações em relação ao meio ambiente: queimadas, poluição do ar, desmatamentos, destruição de florestas e principalmente fatos relacionados à água como: poluição por esgoto doméstico, vazamentos de óleo, resíduos industriais, assoreamento de rios devido a desmatamentos clandestinos e destruição de matas ciliares, causando aumento da ocorrência e da gravidade das enchentes, reservatórios destinados ao abastecimento das populações com cada vez menor quantidade e qualidade de água disponível.
Diante desse contexto torna-se urgente e necessário a adoção de atitudes que viabilizem ações voltadas para a formação de uma sociedade responsável e eticamente comprometida em busca de um desenvolvimento que prime pela sustentabilidade do planeta Terra para que as futuras gerações também possam usufruir dos recursos ainda disponíveis no mundo de hoje como: água potável, ar, espécies animais e vegetais, etc...
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade estudantil para uma participação efetiva no que concerne à problemática ambiental, o CAIC – Prof. Ruben Almeida promoveu uma mesa redonda com o Sr. Nivaldo Nunes que abordou acerca da temática: Desenvolvimento Sustentável, e o Sr. Bastos, Gerente da CAEMA, neste Município que efantizará acerca da “Disponibilidade dos Recursos Hídricos de Pinheiro”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário