quarta-feira, 9 de novembro de 2011

COMVIDA - CAIC / PINHEIRO - 2011

PROJETO

O LIXO: REPENSANDO ATITUDES

PÚBLICO ALVO: Alunos do Ensino Fundamental (3º ao 9º Ano)
PERÍODO DE EXECUÇÃO: junho a novembro
COORDENAÇÃO E ELABORAÇÃO: Supervisora Escolar Valdete Soares Queiroz,  Prof. Raimundo Nonato Ribeiro Lima e demais professores

PROFESSORES ENVOLVIDOS – 2ª SÉRIE /3º ANO A 4ª SÉRIE/5º ANO
2ª Série /3º Ano – Maria Antonia Souza Diniz
2ª Série /3º Ano – Tânia de Jesus Menezes
3ª Série /4º Ano – Maria Valmina Nunes Soeiro
4ª Série /5º Ano – Lídia Regina Cantanhede Pereira
Produto Final: Organização de livro com histórias alusivas ao lixo

DISCIPLINAS E PROFESSORES ENVOLVIDOS – 5ª SÉRIE /6º ANO A 8ª SÉRIE/9º ANO
Língua Portuguesa: Jane, Iracyran, Martinha e Erielson
Matemática: Ana Clarinda, Valdemir e Erielson
Ciências: Klayce Carla e Raimundo Nonato
Geografia: Margarida e Marinete
História: Margarida e Laice
Filosofia: Iracyran e Laice
Ens. Religioso: Iracyran
Arte: Klayce Carla, Raimundo Nonato e Erielson
Educação Física: Vicente Paulo M. Cardozo Júnior
Produto Final: GRAFITAGEM DO MURO ESCOLAR
PROBLEMÁTICA: O que fazer e como fazer para que os alunos adquiram uma consciência global relativas ao meio, para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à proteção do meio ambiente e sua melhoria?

JUSTIFICATIVA
Dentre os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. A respeito dos inúmeros benefícios trazidos pelo desenvolvimento da humanidade, uma das principais preocupações da atualidade é justamente o meio-ambiente e a importância de sua conservação diante do aumento do consumo principalmente de produtos industrializados, que traz como conseqüência o aumento da quantidade de lixo produzido diariamente, acarretando sérios malefícios à natureza e, conseqüentemente, à própria sociedade.
Os nômades não tinham problemas com lixo. Quando o ser humano passou a se fixar em pequenas comunidades, o lixo era produzido em pequenas quantidades que podiam ser aproveitadas por pequenos animais ou transformado em adubo pela própria natureza.
De lá para cá, as formas de coleta e deposição do lixo urbano foram se desenvolvendo. Porém, ainda não conseguimos encontrar uma maneira de resolver o problema da crescente quantidade de lixo produzida em nossas cidades, nosso bairro, em nossas Escolas.
Nesse contexto, a educação ambiental adquire importante papel no desenvolvimento da consciência sobre a necessidade da adoção de medidas para o adequado tratamento do lixo.
Sabe-se que a escola é um espaço privilegiado para a formação de cidadãos e desenvolvimento de valores que influenciem na aquisição de atitudes adequadas quanto ao consumo e descarte de resíduos. No âmbito escolar, a coleta seletiva de materiais recicláveis pode ser uma ótima alternativa para educar e sensibilizar a comunidade, através dos alunos.
A coleta seletiva de materiais recicláveis nas escolas é um caminho para educar e mudar comportamentos. Caminho oportuno, considerando a situação crítica de limpeza urbana e de disposição final do lixo, comum a cidades de pequeno e médio porte. A proposta da coleta seletiva do lixo escolar é uma ação educativa que visa investir numa mudança de mentalidade como um elo para trabalhar a transformação da consciência ambiental.
As escolas produzem resíduos próprios, como grande quantidade de papel, sendo também pontos de convergência da comunidade e locais de afluxo cotidiano de alunos e professores que podem trazer os materiais recicláveis coletados nos domicílios.
Pensando assim, esperamos que, após as discussões em classe, os alunos consigam identificar a questão do lixo como um sério problema ambiental, que tem origem nos costumes de cada pessoa e depende, portanto, dos hábitos, dos gostos e da consciência de cada um.


CAPACIDADES:

  • Reconhecer a problemática do lixo problemática como uma questão ambiental séria que, apesar de global, pode minimizada com ações locais,e individuais e coletivas no seio escolar, estendendo-se aos muros da escola.
  • Sensibilizar não só os alunos, mas todos que formam a comunidade Escolar da necessidade de buscarmos soluções para o lixo da e na Escola;
  • Modificar a relação do homem com o meio ambiente, através de novas ações e atitudes;
  •  Promover mudança de hábitos e comportamento nos alunos e comunidade escolar;
  • Valorizar a higiene ambiental como fundamento para a manutenção da saúde coletiva;
  • Sensibilizar os alunos dos deveres de cidadão com relação ao ambiente;
  •  Sensibilizar e defender medidas de proteção ambiental colaborando no desenvolvimento de atividades voltadas para a coleta seletiva, a reciclagem e o aproveitamento de materiais;
  • Compreender que somente através do desenvolvimento de novos hábitos é possível a transformação individual e coletânea visando o bem comum;
  • Sensibilizar os alunos da importância de selecionar o lixo bem como suas possíveis transformações;
  • Perceber o lixo como matéria-prima na produção do artesanato alternativo;
AÇÕES:
Em relação à questão ao lixo em nosso meio, serão realizadas atividades teóricas e práticas como:
AÇÕES A SEREM EXECUTADAS
2ª Série 3º Ano
3ª Série 4º Ano
4ª Série 5º Ano
5ª Série 6º Ano
6ª Série 7º Ano
7ª Série 8º Ano
8ª Série 9º Ano
Abordagens grupais: paródias, dinâmicas, dramatizações.



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Abordagens individuais: conversas, diálogos, entendimentos.
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Aula expositiva
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Elaboração de panfletos informativos;




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Distribuição de panfletagem com informações e medidas educativas.
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Exibições de vídeos educativos,
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Exposição dos trabalhos criados pelos alunos;
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Grafitagem nos muros da Escola



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Implantação de um projeto piloto de coleta e separação do lixo na própria escola;



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Integração com a família (reunião com pais em busca de parceria);
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Montagem de mural com informes educativo sobre o lixo.



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Mural fotográfico (antes, durante e depois)



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Mutirão de limpeza da escola
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Oficinas de reciclagem de papel e de garrafas PET;
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Organização de um livro com histórias sobre o lixo
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Palestras (reutilização e reciclagem de lixo, importância da separação do lixo, disposição e a final de lixo),



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Promoção de mini-concursos, como por exemplo, a escolha do (a) melhor: fotografia, mascote, frases, teatro, tele-jornal, objetos de sucata, entre outros;
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Realização de gincana ecológica;
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Realização de um ECODESFILE com roupas de sucatas confeccionadas pelos alunos.



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Seminários  sobre a COMVIDA





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Separação e recolhimento de lixo na escola e arredores,
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Participação dos alunos da COMVIDA na  manutenção da limpeza das salas através de fichas de observação
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AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da participação, observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades, observando-se uma melhora na relação dos alunos com o meio ambiente, atingindo os objetivos especificados no projeto.


REFEREÊNCIAS:

BICALHO, Rosilene Siray. OLIVEIRA, Paulo de. Construído o conhecimento: Ecologia - Belo Horizonte: RHJ, 2009.

KRASILCHIK, Mirian. MARANDINO Martha. Ensino de Ciências e Cidadania. 2ª Ed. – São Paulo:Editora Moderna, 2007.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos: etapa, papéis e atores. 4ª Ed. – São Paulo: Érica, 2008.

VIZENTIN, Caroline. FRANCO, Rosemary Carla. Meio Ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico - Metodologia Ensino Fundamental 1º ao 5º ano. Curitiba: Base Editorial, 2009.
 

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